sábado, 24 de julho de 2010

Ser crente ou ser cristão? Eis a questão!

Em um belo culto de domingo, estava reparando as pessoas no momento do louvor. Então foi ai que me perguntei, será que o povo de cristo sabe o que é ser cristão?

Pois bem, a resposta é simples, não. Talvez porque esse valor se perdeu ao longo do tempo, talvez porque não damos a atenção para o que Jesus quer nos falar ou até mesmo porque estamos confundindo os significados dessas duas pequenas palavras.

Fazendo uma breve pesquisa na comunidade do PodCast do JV, vi que a maioria sabia o qual era a diferença entre essas palavras. Mas minha maior preocupação é se estamos executando seus significados.

Vamos começar com a palavra crente. Crente significa aquele que acredita. Traduzindo, toda pessoa que acredita é crente, independente se ela acredita que o mocinho da novela vai ficar com a coitadinha, se ele acredita que existe loira do banheiro, se ele acredita que o Brasil vai ganhar a copa, se ele acredita... Tá, vocês já entenderam. O que quero dizer é, todo mundo que acredita é crente. Beleza, vamos para próxima.

Agora o bicho pega, a palavra cristão significa pequeno Cristos ou seguidor de Cristo. Ser cristão vai alem de só freqüentar a igreja. Ser cristão é seguir os passos de Cristo, algo pouco executado no nosso tempo.

Muitos acham que devemos subir em cima de uma caixa de madeira, pegar um megafone e sair gritando como um louco. Pelo contrario, devemos fazer a diferença nas pequenas coisas. Como em uns dias desse no supermercado, estava na fila do caixa, naquele dia só peguei um pacote de arroz, quando um senhor de idade chegou, ele só tinha um pacote de pão. Pensei comigo, estou com pressa é preciso ir para casa, mas ai que Deus falou. Pensei bem e virei para ele e falei se ele não queria ir na minha frente, coitado era um senhor de idade e eu um jovem, o que eu ia perder se ele passe-se na minha frente? A novela? Tudo bem que o senhor não quis passar, mas ai que começa a diferença.

Talvez em um mundo onde as pessoas se alimentam de fama e sucesso, não conseguimos fazer coisas pequenas, só grandes. Mas como disse Jesus no sermão do monte: ..., mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará. No tempo em que vivemos, o ser humano só busca a recompensa em palcos ou televisões. Quando Cristo falou, toma a tua cruz e Me siga, Ele estava falando para deixarmos todo o orgulho e vontade de ser famoso para conseguirmos viver no anonimato, algo muito difícil para nossa geração. Porque a maior recompensa não vem do Silvio Santos, mas sim de Deus.

Perdemos os nossos valores por coisa medíocres, não podemos mais deixar isso acontecer. Devemos começar a revolucionar nosso meio aqui e agora. Não com atitudes grandiosas, mas sim pequenos gestos de amor e carinho ao próximo, assim como Cristo fez na terra. Devemos começar a entender o que significa a palavra cristão e colocar ela em pratica.

Tenha um ótimo dia, e até uma próxima oportunidade.

Ermanno Noboru Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário