quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O tomatinho



Há muito tempo, em um pequeno país estava debaixo da opressão de um tirano, mas logo veio um herói, um Homem que libertou todos daquela tortura. Por essa atitude, a população corou esse Homem rei daquele pequeno país. E de tempo em tempo, aquelas pessoas ofereciam o seu melhor para aquele Rei, nesse dia eles levavam o que tinham de melhor em suas colheitas, elas faziam isso como gratidão pela liberdade que aquele Rei trouxe para todos.
Em certa ocasião, um pequeno garoto que observava aquela cerimônia, e então ele lembrou que aquele Rei havia feito um grande favor pra ele e pra toda a sua família, então seu coração queimou para oferecer algo para o Rei. Mas aquele pequeno garoto era pobre, não havia absolutamente nada em suas mãos.
Mas aquele garoto não desistiu. Ele correu por todos os cantos, procurava com fé achar algo para oferecer aquele para o Rei. Foi quando, com muito esforço, ele conseguiu uma pequena semente. Aquilo animou aquele garoto, que no momento abriu um sorriso ao ver aquela sementinha de esperança.
Aquele garoto não perdeu tempo, correu pra sua humilde casa para plantar aquela semente. Rapidamente ele abriu um buraco na terra e lançou aquela semente com fé de oferecer algo bom para o Rei.
Todos os dias ele regava, até o dia que aquela sementinha brotou, um pequeno galho verde com uma folha apareceu, a esperança daquele garoto voltou. Ele passava todos os dias ao lado daquela plantinha. Regava, cuidava, espantava os pombos, adubava...
Isso se repediu até o dia que aquela plantinha floresceu. Aquele garoto fazia inúmeros planos, sonhava em entrar no palácio com uma enorme carruagem carregada de inúmeros legumes e frutas tão belos que, fariam qualquer um ter inveja. Ele também pensava o quando o Rei ficaria feliz e orgulho em ver tudo aquilo.
Mas então finalmente chegou o dia, aquele garotinho não demorou em despertar. Correu para o quintal para finalmente colher aquilo que havia plantado. Mas tudo o que aquela pequena plantinha conseguiu fazer foi um pequeno tomatinho.
Aquele garoto colheu aquele tomate e foi em direção ao palácio. Chegando lá, viu vários proprietários com suas enormes carruagens carregadas de frutas, legumes e verduras. Aquele pobre garotinho olhou para suas mãos e viu aquele pequeno tomatinho, ele imaginou o Rei irado com aquilo, gritando com ele e mandando-o retirar-se do palácio.
Mas sem perceber, a fila andou e ele já estava no meio do palácio, todos olhavam para ele, inclusive o Rei.
Aquele garotinho abaixou sua cabeça e ergueu suas mãos para o Rei, e sem conter, deixou suas lagrimas rolarem por seu rosto, esperando logo as risadas e a humilhação.
Vendo aquilo, o Rei abriu um enorme sorriso, levantou do seu trono e correu em direção aquele garoto, ajoelhou e abraçou aquele garoto. Levantando sua cabeça, aquele Rei falou para todos no palácio:
- Meu coração hoje encheu de alegria, pois esse garoto ofereceu algo que ninguém aqui teve sensibilidade em perceber. Esse garoto foi sincero, esse garoto ofereceu tudo aquilo que ele possuía como sinal de gratidão e não por obrigação. Esse garoto foi verdadeiro e nenhum momento escondeu o que sentia por mim. Esse garoto arriscou até sofrer uma grande humilhação para oferecer tudo aquilo que tinha.
Aquele Rei fez um gesto para aquele garoto levantar sua cabeça, secou suas lagrimas e fez daquele pequeno garoto um grande homem.





Ermanno Noboru Medeiros  

Nenhum comentário:

Postar um comentário