sexta-feira, 20 de abril de 2012

Carta para o meu passado


Essa carta
Escrevo
Para o meu eu
Do passado

Olá, desculpa
Mas não vou perguntar
Se está tudo bem
Pois acredito eu
Saber a resposta
Já passei por isso e lembro como foi

Sabe,
Aqui no futuro
É muito legal
Você precisa ver!
Mas para que você possa ver
O que eu estou vendo
Você não pode desistir
De trilhar esse caminho

Eu sei que você vai me perguntar:
“Como faço pra sair desse problema?
Já que você está no futuro e sabe
O melhor jeito de solucionar”
E logo responderei:
Você mesmo tem que achar
As suas próprias respostas

Não que eu queria ser mal
Mas,
Com o tempo
Você aprende
Que pra viver
Não precisamos de um guia,
Ou muito menos de um roteiro
Com o tempo
Você aprende
Que os erros são como professores
E as feridas são lembretes
E as decepções são avisos

Gostaria de mandar para você
Apenas advertências
Sobre as quedas
E feridas
Pra que você não sofra
O que eu sofri
Mas logo penso
Foram essas feridas
E essas quedas
Que fizeram o que eu sou no futuro

Não tenha medo
De enfrentar os problemas
De frente
Você vai se machucar
Mas com as feridas
E com o tempo
Você aperfeiçoará
Suas estratégias de luta

Nesse exato momento
Você vai estar com raiva
Culpando todos
Generalizando as pessoas
Mas você sente isso
Porque você ainda é novo
Mas quando você envelhecer
Perceberá que no fundo
A violência nem sempre
Será o melhor caminho a trilhar

Vai ser em vão
Se eu falar pra você
Não seguir esse caminho
Mas mesmo assim você vai seguir
Pois eu já passei por isso
E logo você vai se decepcionar
E vai sentir um vazio dentro de si
Sentindo se só
Sentindo se longe

Mas logo você perceberá
Que para revolucionar
Você precisar ir na contra mão
Do que todos seguem

Eu sei
Porque em seu tempo
Todos são a favor
Da violência suprema
Mas logo você entende
Que não existe
Algo melhor
Do que o amor

Quando você perceber isso
Você estará amando
Mas logo
Você se decepcionará
Pois nem todos vão te entender
Virá um sentimento de recuo
Um sentimento de isolação

Mas não desista
Nem todos vão aceitar
O seu ponto de vista
Lembre-se
Que você está no meio de seres humanos
Seres com diversidade
De opinião
De gostos
E de vontades

Lembre-se
Que as sementes que você planta
Demora pra nascer
Elas precisam de carinho
E ser regadas com fé
Para que se tornem um lindo jardim

Mas não pensei
Que
Algumas coisas que você jogou
Não vai nascer
Cuidado
Elas demoram
Mas no final acabamos enfrentando
As consequências
De atos impensados

Cuidado com o que você planta
Pois serão as suas flores
Que determinarão
Os tipos de pássaros
Que vão estar em seu jardim

Haverá lutas
Que você vai sentir
A sensação da morte
Mas haverá
Bonança
Que farão valer a pena
Aquelas lutas

Não se canse
De correr
Ou muito menos
De sonhar
Saiba que os sonhos
São projetos
Do seu futuro

Não pensei que nunca quis voltar no tempo
Pois passei por erros
Que me fizeram sentir
O amargo sabor do arrependimento
Mas foi o arrependimento
Que me fez entender
Que não deveria seguir esse caminho
O arrependimento é um alerta
Para que você entenda
Os caminhos mal

Não guarde remorso
Ou muito menos tristeza
Saiba que mesmo passando
Por tudo isso
Eu vejo
Que valeu a pena viver até aqui
Valeu a pena passar por essas lutas
Pois foram elas o tempero da minha vida
Sem lutas a vida perde a graça
E o sentido

Saiba que a superação
É apenas uma tarefa diária
Se você não se supera a cada dia
Você nunca irá crescer
Ou vencer

Não tenha medo
Viva com intensidade
Mas não perca a razão
Ou muito menos a sua fé
Procure um equilíbrio
Procure dosar
Viva
E não tenha medo de sonhar

Mas só um conselho
Eu posso de dar
Nunca,
Mas nunca,
Pense em ser maior que o outro
Pois o que faz um homem grande
É o fato dele se reconhecer pequeno
Trate todos
Como uma família
E lembre-se
Você já foi ferido
E isso faz com que você não deseja isso para ninguém
Ame, mesmo que não seja correspondido
Sorria, mesmo que o dia seja cinza
Pois é isso
Que vai fazer você uma pessoa especial

Essa é a minha carta
Para o meu eu do passado
Espero que você
Não desista
Espero que você
Veja
Aquilo que estou vendo agora






Ermanno Noboru Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário