quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Quebra-Cabeça Global


Quando olho para o mundo, começo a pensar o que leva uma pessoa a rejeitar a outra, como exemplo são gangues com ideologias racistas, considerando-se como uma raça superior e que as demais não deveriam estar vivas.
Mas o que mais me intriga, qual é a vantagem de ter uma sociedade homogênea, isso é uma ideia um pouco estranha a qual nunca consegui compreender. Talvez o que faz a raça humana diferente dos animais são a vasta gama de pensamentos e opiniões.
Um grupo de animais vive por instinto e seguem uma linha imposta pela natureza, mas nos humanos podemos decidir o que queremos e o que vamos fazer, pois somos a única espécie capaz de refletir sobre os nossos atos.
A partir do momento que cometemos uma atitude de preconceito, igualamos a um animal, pois agimos por instinto tentando encontra quem seja parecido com o nosso meio exterior, isso mostra um estado de regresso comportamental.
Talvez seja esse o motivo pelo qual vivemos vários conflitos éticos. Muitos governantes mostram-se evoluídos por possuírem armas avançadas, mas isso só é prova de um regresso citado no parágrafo anterior.
Julgamos os defeitos dos outros, pois possuímos virtudes avançadas, mas esquecemos de que somos seres humanos. Como disse um pensador: “Seres humanos são seres variantes.”. Assim como outros possuem defeitos, nos também possuímos defeitos em outras áreas, e assim como possuímos virtudes, as outras raças também possuem virtudes em outras áreas.
Deste o primórdio da historia, a raça humana sempre procurou conviver em grupos, pois assim seria mais fácil a sobrevivência. Não é o fato que temos uma quantidade imensa de tecnologia que vai justificar um isolamento comportamental.
Quando olho para o mundo, vejo um imenso quebra-cabeça, pois em um quebra-cabeça há várias peças, de várias formas e varias encaixe. Sendo que há peças que possuem buracos que danificam sua imagem, mas há uma peça responsável para suprir esse defeito.
As guerras e os conflitos só vão acabar a partir do momento em que, entendemos o motivo pelo qual há uma grande variedade de ser, pois um suprirá o defeito que o outro tem, assim como em um quebra-cabeça, pois separados são apenas peças, mas unidas formam um belo quadro.





Ermanno Noboru Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário