quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os anjos de Chernobyl


Afinal, o que aconteceu?
Foi um erro humano?
Ou foi uma falha no sistema?
Afinal, o que aconteceu?

Todo aquele movimento
Todo aquele tumulto
Todos querendo sair
Todos querendo ir embora o mais rápido possível

No céu havia apenas uma grande nuvem
Uma nuvem que trazia medo e terror
Um calor insuportável
Mas o que não sai da minha cabeça
Afinal, o que aconteceu?

Uma carta logo chegou
Trazendo más noticias
O reator da usina havia explodido
O material radioativo estava espalhado por toda cidade
E eu precisava ajudar na limpeza
Se não as futuras gerações sofreriam as consequências

Levantei a cabeça
Peguei as minhas coisas
E parti para o trabalho
Mas todos me impediram
Falando que estava no rumo da morte
Falando que ia perder a vida
Falando que não valia a pena lutar

Dane-se a minha vida!
Respondi para eles
Prefiro um câncer
Me correndo por dentro,
Do que a culpa e o remorso
Me esmagando toda noite
Na cama

Fui para a usina
Com toda força que tinha
Tentava levantar aquelas pesadas peças
E jogar de volta para dentro da usina
Não conseguia pensar em mais nada
Só conseguia pensar em nossas crianças
Brincando livremente por uma área sem radiação

Antes de ir
Me perguntaram o que eu ganhar com isso
Bom,
Na verdade eu não sei
Não sou muito conhecido por todos
E eu seria apenas mais um operário no meio de vários
Talvez porque não luto por gloria humana
Ou muito menos fama ou prestigio
Mas luto apenas pra ver uma nova geração nascer

Tudo bem que talvez eu não consiga viver ate lá
Mas lutarei mesmo assim
Essa será a minha herança
Para os meus netos

Pois no fundo
Somos borrachas
Que apagam os erros
Dos grandes

Darei minha vida
Para que outra pessoa
Possa viver
Assim vou lutando
Assim vou vivendo
Assim vou fazer a diferença





Ermanno Noboru Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário